Saunas de Portugal  
Homepage Saunas de Portugal Favoritos Saunas de Portugal Recomendar Saunas de Portugal Enviar Email
QUEM SOMOS Saunas de Portugal O QUE FAZEMOS Saunas de Portugal PRODUTOS Saunas de Portugal PROMOÇÕES Saunas de Portugal CATÁLOGOS Saunas de Portugal MARCAS Saunas de Portugal BENEFÍCIOS Saunas de Portugal OBRAS Saunas de Portugal FALE CONNOSCO Saunas de Portugal LOCALIZAÇÃO Saunas de Portugal CONTACTOS
BEM-VINDO!

A Saunas de Portugal é uma empresa portuguesa, fundada em 1980. Foi crescendo lentamente, primando pela qualidade dos produtos que comercializa e principalmente pela qualidade no atendimento.
saiba +
Saunas de Portugal
Saunas de Portugal  BENEFÍCIOS - Sauna
Outros:
 
  1. Sauna
  2. Benefícios
  3. Como usar uma Sauna
  4. Escolha a Temperatura Adequada
  5. Cuidados e Contra-Indicações
  6. Enganos mais comuns
  7. No País da Sauna
 
 
1. Sauna
Sem qualquer poder curativo, a sauna é, sobretudo, um ritual de prazer e bem-estar. Para eliminar o stress e obter todo o relaxamento muscular de que necessita, saiba como utilizar bem uma cabina de vapor.
A sauna consiste, essencialmente, numa técnica de sudação e relaxamento. Esta técnica é utilizada à centenas de anos pelos povos do Norte e Leste da Europa como forma essencial e diária de adquirir bem-estar e eliminar o stress. Em países como a Suécia, a Finlândia, a Noruega ou a Rússia a sauna é um verdadeiro ritual e os balneários colectivos com cabinas de vapor são locais de encontro e convívio semelhantes aos bares e cafés do Sul da Europa.
A sauna tem um poder de activação da circulação e de sudação, fenómenos que permitem relaxar rapidamente e descansar os músculos após um esforço mais intenso.
 
2. Benefícios

O principal benefício da sauna prende-se com o bem-estar que proporciona, ou seja, um total relaxamento muscular que elimina tensões e alivia o stress. Assim, quando feita depois de um treino intenso pode, de facto, ser terapêutica.
Além do reconforto muscular, a sauna pode ser benéfica, sobretudo durante o Inverno, como uma forma de aliviar os sintomas das constipações. A temperatura e o vapor que se gera dentro de uma cabina podem facilitar o descongestionamento das vias respiratórias e ajudar, também, quem sofre de sinusite. No entanto, em caso de doença crónica das vias respiratórias deverá ser o médico a autorizar as sessões de sauna, porque há quem tenha reacções alérgicas, por exemplo, à humidade.
Os benefícios físicos da sauna têm sido objectivo de estudos médicos, segundo os quais o intenso calor provoca uma “febre artificial”, importante no processo de reabilitação em casos de atrofias musculares, desbacterização e assepsia. A aceleração do pulso produz um fluxo sanguíneo desde os órgãos internos até à pele, exercitando e fortalecendo as glândulas, os vasos capilares e os nervos.

- Fortalece a circulação sanguínea
- Alivia dores reumáticas e de coluna
- Combate o stress
- Hidrata a pele e desobstrui os poros
- Relaxa a musculatura e facilita o sono
- Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez
- Limpa e desobstrui as vias respiratórias
- Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo
- Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, resfriado, sinusite, etc)

Muitas pessoas que não tem o hábito da sauna desconhecem alguns pequenos segredos, como os seguintes:

Alívio de Resfriados... Alívio temporário de nariz entupido ou peito congestionado pode ser obtido com a sauna. Simplesmente adicionando algumas gotas de essência de eucalipto (uma substância natural) na água a ser vaporizada. O vapor aromatizado desta forma ajudará a descongestionar as vias respiratórias, que responderão favoravelmente com uma respiração livre e desimpedida.

Socializar-se...Compartilhar uma sessão de sauna com um(a) amigo(a) ou uma pessoa querida pode ser uma boa maneira de se gastar uma meia-hora em uma agradável e relaxada conversa.

Limpeza profunda da pele... Devido ao ciclo de abertura e fechamento dos poros durante as fases de transpiração e banho de água fria, a sauna auxilia a limpá-los profunda e meticulosamente.

Melhores resultados com cremes cosméticos...Como após a sessão de sauna os poros estão bem abertos e a pele hidratada, a aplicação de cremes cosméticos ou rejuvenescedores tem maiores chances de apresentar resultados melhores e mais rápidos. A absorção de cremes capilares também é facilitada com o calor e o vapor.

Durante o inverno...a sauna pode proporcionar um alívio nos dias mais frios, aquecendo o corpo e preparando-o para uma cama acolhedora e um sono repousante.

^ top
3. Como usar uma Sauna
Uma sessão de sauna não consiste apenas em meter-se numa cabina quente e cheia de vapor e ficar lá até aguentar. Além de arriscado para a saúde, este procedimento afasta todo o bem-estar que a sauna pode proporcionar.
Há todo um ritual que deve respeitar e cumprir para obter os efeitos pretendidos. Assim, fique dentro da cabina apenas 15 minutos. Em seguida, tome um banho frio e volte à cabina para mais 15 minutos de calor. Quando sair embrulhe-se bem e repouse deitado pelo menos durante 30 minutos. Nos países nórdicos este ritual é cumprido a rigor, mas o duche frio é substituído por um mergulho na água gelada do mar, de um lago ou de um rio. É que os balneários de sauna habitualmente, situam-se próximo de cursos de água.
^ top
4. Escolha a Temperatura Adequada
O calor e o vapor têm uma determinada função que deve ser benéfica e não constituir perigo para a saúde. O excesso de calor tem muitos inconvenientes, nomeadamente a nível do aumento da tensão arterial que pode ser muito prejudicial para quem tem problemas cardíacos ou para hipertensos. Se é saudável e não há contra-indicações para a prática de sauna, faça o seu “baptismo” numa cabina cuja temperatura não ultrapasse os 70 graus. Deste modo, não corre o risco de sofrer um aumento da tensão arterial.
^ top
5. Cuidados e Contra-Indicações
Antes de fazer sauna deve aconselhar-se com o seu médico, porque se não for saudável esta prática pode ser bastante prejudicial. Com efeito, quem tem hipertensão e problemas cardíacos ou vasculares não deve fazer sauna. Também nestes casos é desaconselhado o ritual nórdico do duche frio após um período de exposição ao calor. A mudança brusca de temperatura pode provocar um espasmo nas artérias, que não é nada aconselhável a quem tem problemas de circulação e de obstrução das veias. Também quem sofre de hipertensão não deve ficar sujeito a um ambiente que aumenta ainda mais os valores arteriais.
As pessoas saudáveis, que podem usufruir totalmente da sauna, também devem tomar alguns cuidados. Assim, não deve prolongar uma sessão além de 15 minutos. Depois da sauna devem beber água. O corpo perde líquidos com o calor, os quais devem ser repostos imediatamente após cada sessão.
^ top
6. Enganos mais comuns
Faz emagrecer – Um dos mitos mais frequentes relacionados com a sauna é que faz emagrecer porque perdemos líquidos. De facto, o calor faz transpirar, mas isso não significa que se percam calorias. Aliás, esses líquidos devem ser repostos, bebendo água para evitar a desidratação.

- Durante mais tempo é mais eficaz – É um erro frequente pensar que uma sessão deve ser prolongada até o nosso corpo aguentar calor, porque assim a sauna é mais eficaz. Além de perigosa, esta atitude retira à sauna o seu principal benefício, que é o relaxamento e o prazer, tornando-a num sacrifício para alcançar um falso objectivo.

- Trata problemas de pele – Outro falso mito sobre a sauna é que pode ser um tratamento para problemas de pele, como, por exemplo, a acne. O único benefício do vapor é o de dilatar os poros, deixando a pele preparada para uma limpeza profunda e para a aplicação de um creme hidratante mais poderoso.

^ top
7. No País da Sauna
O nome sueco para sauna é batsu, a abreviatura de banho quente. Desde o século XIII que a sauna faz parte dos hábitos diários dos suecos, mas a partir de 1500 foram mesmo decretadas leis que davam aos balneários de sauna um estatuto semelhante ao das igrejas. Nestes locais não era permitido quebrar a paz e ninguém podia ser preso no seu interior. Com o passar dos tempos as saunas pública tornaram-se estruturas indispensáveis em todas as cidades. Além de permitirem a higiene e o bem-estar das populações, serviam como maternidades (por serem mais limpas e quentes que as casa de habitação); como locais de encontro e armazém para guardar e conservar os alimentos que eram fumados com o vapor aromatizado. Aliás, ainda hoje os produtos alimentares suecos que são confeccionados segundo métodos artesanais de fumeiro possuem um carimbo com a palavra batsu . Nos países nórdicos os balneários de sauna mais antigos são preservados como monumentos nacionais e muitos foram restaurados para garantirem o cumprimento de um ritual centenário.
^ top
Saunas de Portugal
SAUNAS DE PORTUGAL - P. P. S. UNIPESSOAL LDA. - Rua Cesário Verde Nº 12 B - Loja - Paiões - 2635-468 Rio de Mouro/Cacém
E-mails: saunas.portugal@saunasdeportugal.com.pt  |  saunas.portugal@netcabo.pt
Tel. +351 21 919 98 53   .   Tlm. 96 809 14 51   .   Fax +351 21 919 98 54

Saunas, Banhos turcos, TYLO, Resguardos de duche, Resguardos de banheira, ITALBOX, Banheiras de hidromassagem, Cabines de hidromassagem, GLASS, SPAS, Beachcomber, Piscinas, Mini piscinas, Jacuzzis, Haman, Móveis de Banho, SPA de hidromassagem, Glass idromassaggio, Cabines de banho turco, Harvia, Tylo

Copyright © 2008 SP-Saunas de Portugal . Desenvolvido por Helcadesign  
Download Acrobat Reader Grátis Download Acrobat Reader Grátis (ver PDF)
  Visitante Nº: 227964